| Auxílio de 200 reais começa a ser pago este mês para famílias carentes.mp3 |
Foto da manchete Secom-MT
Por Jurandir Antonio - Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso prorrogou o auxílio Ser Família Emergencial até dezembro de 2022.
O programa é idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
O programa Ser Família, auxílio emergencial que garantiu renda extra de 150 reais para famílias vulneráveis de Mato Grosso por um período de cinco meses, está passando por uma nova reformulação.
O projeto aprovado pelos deputados estaduais permitiu a ampliação do auxílio financeiro para 200 reais, pago de dois em dois meses a partir deste mês até dezembro de 2022.
Com essa mudança, uma nova empresa licitada vai assumir a administração do pagamento dos valores, sendo necessária a substituição de todos os cartões dos contemplados.
A previsão é que todo o processo seja concluído ainda este mês.
A secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Rosamaria Carvalho, destacou que não haverá mudança de beneficiário, apenas o ajuste no programa, garantindo o valor superior por um período maior.
A medida beneficia pessoas com renda mensal per capita de até 89 reais, inscritas no Cadastro Único das Políticas Sociais Brasileiras do Ministério da Cidadania, o CadÚnico.
O benefício é destinado exclusivamente para compra de alimentos, sendo proibida a aquisição de bebidas alcoólicas, produtos como cigarros, cosméticos e combustíveis.
Uma das mudanças no projeto Ser Família Emergencial estabelece que “pelo menos um dos membros da família contemplada deverá concluir um curso profissionalizante, ofertado pelo município, Estado ou entidade sem fins lucrativos, com 20 horas ou mais de duração”.
O novo Ser Família Emergencial vai atender cerca de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade com a transferência do benefício.