Autorizada em crianças de 5 a 11 anos Pfizer tem eficácia de 90%

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Fábio Rodrigues | Agência Brasil 

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária autorizou uso da vacina da Pfizer contra covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Mas ainda não há data para início da vacinação porque a responsabilidade pela incorporação dos imunizantes no Plano Nacional de Imunização e a compra das doses é do Ministério da Saúde. Procurada, a pasta não se pronunciou até o fechamento desta reportagem.

Em nota, o Conass, Conselho Nacional de Secretários de Saúde, manifestou apoio à decisão da Anvisa e afirmou que aguarda posicionamento do Ministério da Saúde quanto à aquisição da vacina.

Uma resolução pode ser publicada ainda nesta quinta-feira em edição extra do Diário Oficial da União.

O gerente-geral de Medicamentos da Anvisa, Gustavo Mendes, afirmou que os estudos realizados pela empresa mostram que a vacina de duas doses, com intervalo de 21 dias, gerou anticorpos nas crianças, inclusive com proteção contra a variante Delta. Ele apontou a segurança do imunizante e a eficácia estimada de 90%. O risco de doenças do coração foi considerado muito pequeno.

Segundo Mendes, o número de óbitos por síndrome respiratória aguda grave entre crianças com menos de 11 anos foi um fator importante na avaliação dos técnicos.

Já a gerente-geral de Monitoramento da Anvisa, Suzie Marie Gomes, destacou que o imunizante voltado para as crianças é diferente. É equivalente a um terço do aprovado para adultos.

Segundo a gerente, a administração da vacina da covid não deve ocorrer junto com outras do calendário nacional. Neste caso, é recomendado um espaço de 15 dias entre imunizantes de doenças diferentes.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.