Aumento do número de pets nos lares brasileiros aquece a economia do setor.mp3 |
Foto da manchete: Rovena Rosa | Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Eles estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, principalmente após a pandemia da Covid-19, quando mais famílias passaram a adotar ou comprar cães e gatos.
Atualmente, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima uma população de cerca de 149 milhões e 600 mil animais de estimação, colocando o Brasil como terceiro país no ranking mundial.
De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, pelo menos 70% da população possui pet em casa.
O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, acima de setores como utilidades domésticas e automação industrial.
O maior faturamento vem da alimentação, com 73,9% do faturamento.
A venda de ração passou a ser uma das prioridades de mercados e atacadistas, que passaram a focar em espaços destinados não apenas à alimentação, mas a itens de higiene, limpeza e até itens como brinquedos, coleiras, entre outros.
Segundo o gerente do Fort Atacadista, Huender Moreira, o setor destinado aos pets, conta com um mix variado de marcas de ração para cães, gatos e pássaros. Ele explica ainda que o espaço teve que ser ampliado para atender essa demanda cada vez mais crescente na população.