Aumento do número de pets nos lares brasileiros aquece a economia do setor

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Foto da manchete: Rovena Rosa | Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

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Eles estão cada vez mais presentes nos lares brasileiros, principalmente após a pandemia da Covid-19, quando mais famílias passaram a adotar ou comprar cães e gatos.

Atualmente, o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estima uma população de cerca de 149 milhões e 600 mil animais de estimação, colocando o Brasil como terceiro país no ranking mundial.

De acordo com o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, pelo menos 70% da população possui pet em casa.

O mercado pet representa 0,36% do PIB brasileiro, acima de setores como utilidades domésticas e automação industrial.

O maior faturamento vem da alimentação, com 73,9% do faturamento.

A venda de ração passou a ser uma das prioridades de mercados e atacadistas, que passaram a focar em espaços destinados não apenas à alimentação, mas a itens de higiene, limpeza e até itens como brinquedos, coleiras, entre outros.

Segundo o gerente do Fort Atacadista, Huender Moreira, o setor destinado aos pets, conta com um mix variado de marcas de ração para cães, gatos e pássaros. Ele explica ainda que o espaço teve que ser ampliado para atender essa demanda cada vez mais crescente na população.

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