Aula inaugural na Unemat marca o início do primeiro Mestrado Indígena do Centro-Oeste

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio

A Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, realiza, nesta sexta-feira, sete de fevereiro, a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Contexto Indígena Intercultural.

 

Ofertado pela Faindi, Faculdade Indígena Intercultural, o programa de Mestrado Profissional terá primeira aula às duas horas da tarde, no Auditório Júlio César Geraldo, no Campus da Unemat, em Barra do Bugres.

 

O Programa de Pós-Graduação da Unemat é o primeiro mestrado indígena da Região Centro-Oeste, bem como um dos primeiros do País.

 

O Mestrado conta com uma diversidade de povos indígenas. São 20 mestrandos de 11 etnias diferentes, classificados de um total de 96 inscritos.

 

A prova de seleção foi realizada no último dia 20 de outubro. O processo de seleção também contou com as etapas de arguição do projeto de pesquisa e análise de currículo.

 

Com 360 horas-aula e duração de 14 a 24 meses, o programa funciona na modalidade presencial, com a oferta de disciplinas em módulos no campus da Unemat, em Barra do Bugres.

 

Com uma proposta diferenciada, a capacitação de professores em nível de Mestrado Profissional, tem como meta proporcionar empoderamento aos docentes indígenas de valores pedagógicos agregados aos etnoconhecimentos, com vistas ao enriquecimento e à eficácia das práticas profissionais nas escolas das aldeias.

 

A Unemat foi pioneira no atendimento às populações indígenas em cursos superiores específicos e diferenciados, ofertados desde 2001.

 

A instituição também se tornou referência no Brasil e na América Latina na condução intercultural de uma proposta pedagógica de ensino diferenciado e de valorização étnica.

 

Desde o início da oferta de Educação Escolar para indígenas, a Unemat já formou 450 professores e especializou 140 deles.

 

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.