| Audiência pública vai discutir a implantação da Unemat em Sorriso.mp3 |
Foto da manchete: Ângelo Varela | ALMT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O deputado estadual Xuxu Dal Molin propôs a realização de audiência pública para debater a implantação de um polo da Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, em Sorriso.
O Requerimento também sugere que o governo do estado leve em consideração as peculiaridades da região e, diante disso, “analise a possibilidade da oferta de novos cursos a fim de impulsionar, ainda mais, a área educacional e econômica da região médio norte”.
Agendada para o dia 10 de dezembro, às nove horas da manhã, no Pavilhão da Escola Estadual Ignácio Schevinski, a audiência pública é voltada para profissionais de ensino e demais membros da comunidade estudantil.
Também são esperados representantes dos governos estadual e federal, além de prefeituras e câmaras de vereadores dos municípios que compõem o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico e Socioambiental.
O deputado Xuxu Dal Molin avalia que os estudantes de Mato Grosso são privilegiados por contar com uma universidade com o padrão de qualidade da Unemat.
Ele pondera que é preciso reconhecer que algumas regiões cresceram acima da média estadual e em virtude disso, necessitam da prestação deste serviço educacional.
Ainda de acordo com o parlamentar, as tratativas para a implantação do polo da Unemat em Sorriso estão em fase avançada, graças a retomada das obras de construção da Escola Técnica de Sorriso, anunciadas no início deste mês pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Borgato.
Paralisado desde 2009, o projeto descritivo prevê a construção de 12 salas de aula, 11 laboratórios, um laboratório especial, biblioteca, centro de convivência, quadra poliesportiva, auditório com capacidade para 150 pessoas, entre outros.
A nova escola técnica deve oferecer cursos de nível técnico e superior para cerca de dois mil e 500 estudantes.
Para Dal Molin, investir em educação é a forma mais eficaz para combater as desigualdades sociais.
Segundo ele, os estudantes precisam ter a certeza de que quando concluírem o ensino médio, vão ter acesso gratuito a um ensino superior de qualidade na região de Sorriso.