Assistência Técnica e Gerencial do Senar-MT já atendeu mais de 4.600 propriedades em Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Sistema Famato
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assistência Técnica e Gerencial Senar, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso, chega ao mês de outubro com mais de quatro mil 600 propriedades rurais atendidas em 107 municípios mato-grossenses e em 14 cadeias produtivas.
Entre elas, está o Sítio Anitta, no município de Castanheira.
O produtor rural João Carlos Maria se aprofundou nos conhecimentos do campo, após adquirir a sua propriedade. Sem vivência na área, ele encontrou suporte na Assistência Técnica e Gerencial do Senar.
Segundo o produtor rural, a partir das orientações do técnico credenciado ao Senar, iniciaram os investimentos no sítio.
Ele explicou que começou a gostar do negócio, a ver a criação de gado como uma coisa lucrativa e a investir cada vez mais na propriedade.
Com a capacitação do Senar João Carlos aprendeu a manejar corretamente o rebanho, comprou bezerras e vacas parideiras e passou a olhar a terra como uma coisa lucrativa.
Outra ferramenta importante para o desempenho da propriedade foi o caderno do produtor que orientou quanto a anotação dos gastos e contribuiu para a melhoria da gestão.
A previsão é que a Assistência Técnica e Gerencial Senar alcance cinco mil propriedades atendidas até o fim de 2022, nas cadeias produtivas de bovinocultura de leite, bovinocultura de corte, piscicultura, apicultura, fruticultura, avicultura básica e agroindústria, entre outras.
Além disso, o programa é responsável também pelo Programa FIP Paisagens Rurais que atende propriedades na região do Araguaia e Fazenda Pantaneira Sustentável que auxilia pecuaristas do Pantanal.
Os interessados em serem atendidos devem entrar em contato com o Sindicato Rural que atende a sua região.