| Assembleia retoma trabalhos em 2020 com segunda parte da reforma da previdência estadual.mp3 |
Vinícius Antônio
Na próxima semana a Assembleia Legislativa vai dar início aos trabalhos do ano de 2020, quando de cara, já devem ser apreciadas algumas propostas polêmicas.
O projeto que mais chama a atenção é o da reforma da previdência proposto pelo Governo de Mato Grosso.
Por decisão do executivo estadual, a proposta foi dividida em duas etapas e a primeira parte enviada pelo executivo foi o projeto que reajustava a alíquota de contribuição previdenciária dos servidores de 11 para 14%.
A matéria foi aprovada em primeira e segunda votação e agora passa a ser apreciada a última etapa da reforma.
A segunda parte, que trata sobre as mudanças nas regras de concessão de aposentadorias aos servidores, deve chegar à Assembleia na próxima semana também.
O projeto foi aprovado pelos membros que compõem o Conselho da Previdência de Mato Grosso no último dia 14.
A proposta segue a reforma nacional aprovada pelo Congresso que, entre as mudanças, estabeleceu idade mínima de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens para ter direito à aposentadoria.
“Vai entrar em pauta nessa semana alguns projetos que estavam pendentes, vetos que não foram votados. Voltamos à discussão daqueles projetos não votados no ano passado, como o Cota Zero, e o principal que são as regras da aposentadoria. Acredito que o governo deva mandar logo na semana que vem” disse o presidente do legislativo de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho.