Assembleia Legislativa realiza audiência pública para debater lei que proíbe a pesca nesta terça-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete:  Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio 

 

O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, afirmou nesta segunda-feira, que está otimista com a possibilidade de uma flexibilização da Lei conhecida como “Transporte Zero” por parte do Governo de Mato Grosso.

O Governo do Estado publicou recentemente um decreto mudando a lei que proíbe o transporte, armazenamento e venda de peixes de Mato Grosso por cinco anos, diminuindo a proibição de pesca para 12 espécies.

Porém, o parlamentar lembrou que essa modificação não é suficiente, e novas alterações precisam ser feitas, como a questão do auxílio financeiro que trará prejuízos aos pescadores junto ao INSS.

A lei como está, pode fazer com que os pescadores percam a aposentadoria especial prevista na legislação trabalhista.

Santos lembrou que as doze espécies proibidas são as mais rentáveis comercialmente, portanto a pesca profissional continua inviabilizada.

E é justamente por inviabilizar a pesca profissional ou artesanal, que a Lei é alvo de ações diretas de inconstitucionalidade no STF, Supremo Tribunal Federal.

Foi o próprio STF que pediu para que o governo enviasse uma proposta à justiça federal flexibilizando a lei.

Nesta terça-feira, pela manhã, acontece na Assembleia Legislativa, uma audiência pública para discutir a lei que proíbe a pesca em Mato Grosso.

Wilson Santos espera que o Governo do Estado aproveite a oportunidade para apresentar aos pescadores e empresários do setor da pesca mudanças e ajustes no projeto.

O deputado enfatizou que se o governo estadual tivesse aberto a possibilidade de diálogo, o problema não teria chegado ao STF.