Área plantada de arroz em MT terá aumento de 20% na safra de 2024

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Depois de décadas de queda da área plantada de arroz em Mato Grosso, especialmente na região de cerrado, também conhecido como “terras altas”, a safra de 2024 terá um aumento de 20%, segundo a Conab, Companhia Nacional de Abastecimento.   

Esse número é reflexo da situação vivida nos últimos anos no estado, em que essa lavoura tem sido usada como opção para a segunda e até terceira safra.

De acordo com a Conab, a expectativa é que sejam produzidas 335 mil toneladas do cereal no estado.

Com mais produtores investindo nessa cultura a área plantada aumentou 27% na comparação com a safra anterior, chegando a 95 mil hectares.

Segundo o pesquisador da Embrapa Arroz e Feijão, Mábio Lacerda, o arroz tem gerado tanto interesse nos últimos quatro anos porque além de ser uma opção de rotação de culturas, traz uma rentabilidade que é interessante para os sistemas.

Lacerda disse ainda que o cerrado tem elementos que beneficiam a cultura do arroz, como o solo e o clima propícios.

Apesar do clima favorecer o plantio do arroz em terras altas, cada vez mais empresários do agronegócio têm utilizado a irrigação como ferramenta para garantir a produtividade. Isso porque o arroz é muito sensível e sem água na medida certa, grande parte da colheita pode ser perdida.