| Arcebispo de Cuiabá diz que igrejas vão continuar fechadas até o fim da pandemia. Missa só pela internet.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
O arcebispo de Cuiabá, Dom Milton Santos, afirmou, nesta quinta-feira, que as igrejas católicas vão continuar fechadas mesmo com novo decreto do Governo do Estado que libera as atividades religiosas.
De acordo com Dom Milton, os bispos de Mato Grosso decidiram manter as celebrações das missas online por tempo indeterminado.
As igrejas católicas no Estado estão fechadas desde o dia 26 de março por prevenção ao coronavírus.
No novo decreto, publicado esta semana, o Governo de Mato Grosso orienta que os templos e similares disponibilizem locais para higienização de mãos e calçados; distanciamento mínimo de um metro e meio entre as pessoas; controle do acesso de pessoas do grupo de risco ao estabelecimento.
Além disso, aconselha a suspensão de qualquer contato físico; suspensão da entrada de pessoas sem máscara de proteção facial; e suspensão da entrada quando ultrapassada em 50% a capacidade máxima do estabelecimento religioso.
Segundo o arcebispo, é impossível limitar o número de pessoas dentro das igrejas.
“O comércio consegue limitar a entrada de pessoas, mas nas igrejas isso é impraticável. Faz como? Manda embora? Deixa esperando por mais de uma hora? Não podemos criar esse constrangimento na fé das pessoas. No momento oportuno nós reabriremos”, explicou o arcebispo da capital.
Dom Milton lembrou que o pico da pandemia em Mato Grosso sequer chegou e é preciso preservar a saúde de todos.
“Para nós aqui em Mato Grosso é agora que vamos entrar no momento mais crítico da pandemia. O mais importante agora é preservarmos a saúde de todos”, destacou Dom Milton.
O arcebispo disse ainda que as missas online pela internet estão tendo mais participação do que as presenciais.