Aquecimento da economia. Pesquisa revela aumento do consumo das famílias em Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

A pesquisa que monitora a Intenção de Consumo das Famílias em Cuiabá registrou crescimento pelo segundo mês consecutivo, com uma variação positiva de 1,7% em julho, alcançando a pontuação de 107,9.

O levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo também mostra uma pontuação 16,27% maior que a observada no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 92,8 pontos.

Os subíndices que impactaram no resultado mensal foram o Nível de Consumo Atual, Compra a Prazo, Renda Atual, Perspectiva Profissional e o Emprego Atual.

O presidente da Fecomércio, José Wenceslau de Souza Júnior, destaca o resultado positivo dos componentes que compõem a pesquisa, o que pode refletir em melhorias para os próximos meses.

Segundo ele, existe um cenário otimista do emprego e renda, quando comparado ao ano passado e isso pode gerar mais confiança para consumir e planejar gastos no segundo semestre do ano, que tem muitas datas comemorativas para o comércio”.

Para os próximos seis meses, quando questionados sobre a perspectiva profissional, 53,7% dos entrevistados na pesquisa afirmaram ser positiva e para a perspectiva de consumo, 40,4% responderam ser maior que no ano passado.

Já na relação anual, 52,2% avaliaram que a renda familiar atual está melhor.

No entanto, assim como em Cuiabá, o índice nacional segue em nível positivo, ou seja, acima de 100 pontos, marco que na avaliação das famílias indica satisfação em termos de seu emprego, renda e capacidade de consumo.