Aprosoja/MT realiza visita técnica no Araguaia para tratar do cultivo em solos siltosos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio

 

A Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, realiza no dia 1º de fevereiro, a visita técnica no Centro Tecnológico Aprosoja.

O evento vai acontecer na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, que fica em Canarana.

O foco do evento é mostrar o manejo da soja em solos siltosos.

Na área será possível observar o início dos trabalhos em manejo de solos com alto teor de silte.

De acordo com o coordenador e pesquisador do CTECNO Araguaia, André Somavilla, as discussões vão abordar a importância de conhecer e identificar corretamente quais os solos que têm nas propriedades, além de esclarecer sobre quais são suas limitações, quais são suas potencialidades químicas, físicas e hidrológicas.

O objetivo é fazer com que o agricultor possa tomar a decisão da escolha do melhor sistema de manejo e optar pela melhor cultura a ser plantada.

Segundo a gerente de Defesa Agrícola da Aprosoja, Jerusa Rech, desta vez a avaliação será feita em solo que predomina o silte, analisando o que os produtores costumam encontrar no manejo deste tipo de solo.

Ela explicou que o silte tem uma particularidade em que ele é um transicional entre o solo de argila e areia. E com a falta de chuva, com a restrição hídrica, ele fica um solo muito duro, um solo muito parecido com uma pedra, com um cimento.

Jerusa disse ainda que até o uso de implementos agrícolas neste solo é bem difícil de se fazer.

As inscrições para a visita técnica da Aprosoja no Araguaia podem ser feitas no site sympla.com.br/evento. Lembrando que é Sympla com Y.