Aprosoja/MT defende fomento para armazenagem do pequeno e médio produtor no PAP 2023/24

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da internet

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio: 

A Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, protocolou junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento contribuições para o Plano Agrícola Pecuário, o PAP 2023/2024.

Entre elas estão o direcionamento de recursos para o Programa de Construção de Armazéns, e volume total para custeio, comercialização e industrialização na ordem de 450 bilhões de reais.

Na sugestão encaminhada, a Aprosoja indicou um montante de cinco bilhões de reais para armazenagem, limitados a 15 milhões por tomadores de pequeno e médio porte, à taxa de 5% a.a.; e 25 milhões para tomadores de maior capacidade, à taxa de 7,5% a.a.

A limitação consolida o cumprimento dos objetivos do Programa de Construção de Armazéns, especialmente de atender pequenos e médios produtores na construção de armazéns de até seis mil toneladas nas propriedades rurais, de modo que não ocorra concentração de financiamento ao longo do tempo em um grupo reduzido de empresas de grande porte.

O presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, entende que a medida vai ampliar o alcance do Plano de Construção de Armazéns e com a pulverização do acesso ao crédito atenderá um contingente maior de produtores.

Cadore lembrou que é fundamental que o governo adote mecanismos para elevar os níveis de estocagem dentro das propriedades rurais. Ele destacou que a situação atual representa séria ameaça à segurança alimentar e ao abastecimento do país.

As medidas sugeridas pela Aprosoja ao MAPA buscam ampliar a eficácia da ação governamental contida no Plano Safra, que deverá ser lançado no final de junho para vigorar entre julho/2023 a junho/2024.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.