Aprosoja fecha venda de cinco milhões de toneladas de milho para o Irã.mp3 |
Foto da manchete: Aprosoja
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O presidente da Aprosoja, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso, Fernando Cadore, diretor Administrativo, Nathan Belusso e o diretor Executivo Wellington Andrade, participaram, no último fim de semana, de uma reunião em Teerã, no Irã, com os principais produtores de fertilizantes do país e com secretários Adjuntos do Ministério da Agricultura Iraniano.
Na ocasião, as negociações evoluíram para a possibilidade de exportação de cinco milhões de toneladas de milho para o Irã.
Em contrapartida, o Irã se compromete a fornecer o equivalente em fertilizantes. Com isso, abre-se oportunidade para um novo modelo de negócio de comércio direto entre Irã e produtores de Mato Grosso.
Para o presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, é necessário diminuir a burocracia e assim facilitar o comércio direto de fertilizantes e de grãos.
Os diretores da Aprosoja acompanharam a comitiva da Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, em viagem ao Irã.
Na oportunidade, a ministra salientou a importância de aumentar as relações comerciais internacionais com o agro brasileiro.
Depois de cumprir agenda no Irã, a comitiva da Aprosoja Mato Grosso seguiu para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da principal feira de alimentos e bebidas do Oriente Médio, a Gulfood, juntamente com a equipe do governador Mauro Mendes.