| Aposentados do INSS podem ter 14º salário por causa da pandemia da covid-19.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Aposentados pelo INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, podem ter um 14º salário emergencial em razão da pandemia da covid-19.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos, senador Paulo Paim, do PT do Rio Grande do Sul, apresentou projeto com essa finalidade inspirado em uma ideia legislativa publicada no portal e-Cidadania.
De acordo com o texto, o abono anual dos aposentados e pensionistas do INSS, equivalente ao 13° salário dos trabalhadores, será pago em dobro no ano de 2020. A ideia foi apresentada pelo advogado Sandro Gonçalves.
Segundo o autor, o adiantamento do 13º salário de aposentados e pensionistas em razão da pandemia provocada pelo novo coronavírus realmente socorreu essas pessoas na etapa inicial da crise.
O problema é que, no mês de dezembro, elas ficarão sem o benefício.
Paim já apresentou o voto favorável na Comissão de Direitos Humanos. Se aprovada, a proposta vai garantir o pagamento do 14º salário para quem recebe auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte e auxílio-reclusão.
Para ele, o caráter da medida é não só humanitário, pelo amparo a categorias vulneráveis da sociedade, mas também benéfico para a economia.
“O dinheiro destinado aos segurados e dependentes retorna muito rápido para o comércio em geral, possibilitando um aquecimento na economia nacional já no início de 2021 e podendo assim alavancar outros setores”, explicou o senador.