Aplicativo Pardal começa a receber denúncias de irregularidades nas eleições a partir desta sexta-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Os eleitores que identificarem indícios de irregularidades eleitorais no pleito de 2024 já podem realizar denúncias por meio do aplicativo Pardal.

Considerado a maior ferramenta de controle social sobre as eleições brasileiras, o app recebeu, em 2022, um total de 38 mil 747 denúncias.

Em Mato Grosso, foram registradas 593 denúncias, sendo a maioria relacionada aos candidatos ao cargo de deputado federal, ou seja, 207.

O juiz eleitoral, Luis Otávio Pereira Marques, explicou que a justiça eleitoral incentiva os eleitores a utilizarem o aplicativo Pardal. Marques lembrou que ele é a mais importante ferramenta digital para que a população possa informar à Justiça Eleitoral e ao Ministério Público sobre irregularidades verificadas nas campanhas eleitorais em seus municípios.

O magistrado reforçou que as denúncias podem ser feitas a partir desta sexta-feira, 16 de agosto, quando começa efetivamente a propaganda eleitoral, inclusive na internet, a realização de lives, o uso de alto-falantes, a distribuição de material gráfico, além de caminhadas, carreatas ou passeatas.

O app é gratuito e pode ser baixado nos sistemas iOS e Android ou acessado em formulário online.

As denúncias cadastradas no app são distribuídas para a Justiça Eleitoral, de acordo com o município informado.

Vale destacar que a apuração dessas irregularidades compete ao Ministério Público Eleitoral.