04 Apicultura ganha força na agricultura familiar com apoio do Governo de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Assessoria Técnica Empaer
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
A apicultura tem ganhado força em Mato Grosso como uma atividade promissora no fortalecimento da agricultura familiar.
Apesar do estado ocupar atualmente a 14ª posição na produção nacional de mel, com cerca de 450 toneladas anuais com apenas 0,3% do seu potencial apícola, os dados revelam oportunidades de crescimento para pequenos produtores e famílias do campo que buscam diversificar sua renda com uma atividade sustentável.
Como parte das ações de incentivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar, investiu 450 mil reais em 522 kits completos para apicultores, contendo macacão, par de luvas, formão, formigador e cerca de três mil caixas de abelhas, para estruturar melhor os produtores e fomentar o crescimento da atividade em comunidades rurais.
A secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, destaca a importância da apicultura como eixo estratégico para o desenvolvimento da produção familiar.
Andreia lembrou que a apicultura é uma alternativa de renda sustentável, com baixo impacto ambiental e alto valor agregado.
Segundo ela, Mato Grosso tem um grande potencial a ser explorado, e o objetivo é garantir que as famílias tenham acesso a equipamentos, conhecimento técnico e mercado.