Alunos de escola estadual em MT vencem mostra de ciência com produto derivado do Pequi.wav |
Foto da manchete: Secom-MT
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Alunos de uma escola estadual de Mato Grosso venceram a Segunda Mostra Científica Virtual de STEAM.
Eles estudam na Escola Estadual Filogônio Corrêa, no Distrito de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá. André Joaquim e Heverton Eváriston, ficaram em primeiro lugar com o projeto que consiste na extração artesanal de óleo de pequi.
A Mostra foi realizada pela Secretaria Estadual de Educação para fortalecer as atividades nas escolas e incentivar professores e alunos.
A ideia do projeto foi sugerida pelos estudantes e todo o processo foi orientado pelo professor de química, Roger Vinicius Nunes Queiroz da Costa.
O óleo produzido pode ser utilizado para refogar arroz, temperar saladas e outros alimentos, como um azeite. Além disso, o produto também pode ser usado para aliviar dores no corpo e no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite.
A atividade trabalhou o resgate da cultura regional e o conhecimento nas áreas de Química, Física e Biologia desenvolvendo conceitos como os processos de separação de misturas; ecologia; botânica e regra de três.
O trabalho científico também estimulou o empreendedorismo e o protagonismo nos estudantes.
A diretora da escola e os estudantes ganhadores foram recebidos pelo secretário adjunto Executivo da Seduc, Amauri Fernandes e o Superintendente de Relacionamento Escolar, Saulo Scariot para apresentar os produtos confeccionados com o fruto típico da região.