Alimentos livres de agrotóxicos e produzidos pela agricultura familiar foram doados em Cáceres

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Cerca de 150 cestas com alimentos livres de agrotóxicos e produzidos pela agricultura familiar em Mato Grosso foram doadas em um “Banquetaço” nesta segunda-feira, em Cáceres.             

A iniciativa é de organizações ligadas à Rota de Comercialização “Caminhos da Agroecologia”, composta por 14 organizações dos territórios da Baixada Cuiabana e Grande Cáceres, que fornece alimentos orgânicos em todo o Mato Grosso.

Além de Cáceres, a ação deve chegar a Cuiabá, onde haitianos e venezuelanos em situação de vulnerabilidade social também serão beneficiados. 

É da agricultura familiar a responsabilidade por produzir pelo menos 70% dos alimentos consumidos pelos brasileiros.

No entanto, além das questões de produção, faz parte do modo de vida dos agricultores a preocupação com a soberania alimentar da população.

Por este motivo, parte da produção frequentemente é destinada para doações, a exemplo do que será feito nesta semana em Mato Grosso.

Representante da FASE, Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, Leonel Wohlfahrt, explica que nesta ação cerca de 26 mil reais em alimentos foram doados às famílias assentadas do MST, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, em Cáceres e da mesma serão entregues para grupos de haitianos e venezuelanos que moram em Cuiabá.

Segundo Leonel, a distribuição dos alimentos faz parte do processo de reformulação do Consea, Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que foi reativado pelo Governo Lula em um dos primeiros decretos assinados em 2023.

Entre as políticas públicas desenvolvidas pelo Conselho estão a obrigatoriedade de que a alimentação escolar de unidades públicas utilize, no mínimo, 30% dos alimentos produzidos pela agricultura familiar.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.