AL e AMM firmam parceria para ajudar pequenos produtores a obterem o SIM.mp3 |
Foto da manchete: ALMT
Por Jurandir Antonio– Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso e a AMM, Associação Mato-grossense dos Municípios, devem formalizar um convênio para ajudar pequenos produtores rurais a obterem o SIM, certificado de Serviço de Inspeção Municipal, e, consequentemente, aderir ao Susaf, Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte.
O encaminhamento foi feito, durante reunião ampliada, convocada pelo presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho, do União Brasil, com apoio da AMM e secretários municipais de Agricultura, dos 13 municípios que compõem o Consórcio Vale do Rio Cuiabá.
O objetivo é buscar alternativas que ajudem os pequenos produtores a regularizar seus produtos, de acordo com as exigências sanitárias, à emissão do certificado SIM, para que possam comercializar em outros municípios.
Durante a reunião, Botelho destacou que a Assembleia Legislativa aprovou o Susaf, para simplificar a venda de produtos da agricultura familiar e de agroindústrias de pequeno porte, mas para ter acesso aos benefícios do Susaf, o produtor precisa aderir ao SIM.
O Susaf permite que os municípios façam consórcios para regularizar os produtos, com o selo e a venda dentro de toda região.
O presidente da AMM, Neurilan Fraga, reforçou o empenho das duas instituições em defesa do setor.
Segundo ele, o próximo passo será reunir com os prefeitos e presidentes das Câmaras Municipais, porque é preciso aprovar os projetos, e através de convênio da AMM e Assembleia será possível contratar os profissionais e fazer a certificação da produção desses 13 municípios formados pela Agricultura Familiar.