Agricultores franceses voltam às ruas à medida que negociações com Mercosul alimentam descontentamento

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Christophe SIMON / AFP-

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

Os agricultores franceses protestarão em toda França nesta segunda-feira e prossegue durante toda esta terça-feira, à medida que a perspectiva de um acordo comercial entre os países europeus e do Mercosul acentua o descontentamento com a concorrência estrangeira que alimentou uma crise agrícola no início deste ano.

A pressão da União Europeia e do Mercosul para concluir as negociações comerciais de longa duração até o final do ano reacendeu a ira dos agricultores franceses.

Frustrações semelhantes foram expressas por agricultores de toda a Europa no inverno passado no hemisfério norte, após aumento nas importações a partir da Ucrânia depois da invasão da Rússia.

No entanto, o clima na França piorou ainda mais, depois que as colheitas foram prejudicadas por chuva, surtos de doenças nos rebanhos e uma eleição parlamentar que atrasou as medidas prometidas para acalmar os protestos anteriores, que levaram os agricultores a bloquear rodovias por semanas.

Enquanto os agricultores enfrentam importações mais baratas, regulamentações onerosas e rendimentos escassos, um acordo com o Mercosul representaria uma amarga "cereja no bolo", afirmou Arnaud Rousseau, chefe do principal sindicato de agricultores da França.

Dezenas de milhares de fazendas na França, o maior produtor agrícola da UE, estão em dificuldades financeiras, segundo ele.

Os agricultores franceses temem que um acordo com o Mercosul traga mais carne bovina, frango, açúcar e milho do Brasil e da Argentina, países que, segundo eles, usam pesticidas nas plantações e antibióticos de crescimento no gado que são proibidos na Europa.