| 03 Agricultores familiares de Aripuanã cultivam cacau e banana de forma sustentável no modelo agroflorestal.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
No Dia Mundial do Meio Ambiente, agricultores familiares de Aripuanã, município que fica na região Noroeste de Mato Grosso, se destacam pela inovação sustentável com plantações no modelo agroflorestal.
Seis produtores estão cultivando cacau e banana, de forma integrada, em áreas anteriormente utilizadas para pastagens e que agora estavam improdutivas e degradadas.
As mudas foram fornecidas pela Seaf, Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, através do Programa MT Produtivo.
O projeto, iniciado em 2021, com o apoio de técnicos da Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural, abrange seis hectares, com cada propriedade dedicando um hectare para o plantio de pouco mais de mil mudas de banana e cerca de mil mudas de cacau, utilizando variedades recomendadas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira.
O sistema agroflorestal resulta na produção de mais biomassa por hectare, gerando estoques mais elevados de carbono, ou seja, retiram mais CO2 do ar, além de gerar mais renda por hectare.
O cacau, uma espécie amazônica, é ideal para reflorestamento devido à sua origem no bioma local.
Já as bananas, além de fornecerem o sombreamento necessário para as mudas de cacau na fase inicial, oferecem uma fonte de renda rápida, ajudando os agricultores a custear a manutenção das plantações.
Após um ano, os produtores já começaram a colher as bananas, enquanto aguardam a produção de cacau, explicou o engenheiro agrônomo da Empaer, Wallison Mendonça, que acompanha os produtores.