Agosto teve aumento de quase 5% no gasto de energia em relação a 2020

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil 

 

Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O consumo de energia no Brasil aumentou quase 5% em agosto, se comparado ao mesmo período do ano passado. Os dados são do relatório mensal do ONS - Operador Nacional do Sistema Elétrico.

De acordo com o Operador, esse aumento era esperado já que em agosto de 2020, muitas cidades estavam em lockdown, com as atividades industriais e de serviços praticamente paradas. Portanto, o consumo no ano passado foi muito abaixo do padrão. Outro ponto que influência nessa alta é a proximidade do verão e, consequentemente, o aumento das temperaturas.

Esse é o quinto mês consecutivo de aumento no consumo, reforçando a tese de que houve redução da demanda durante o momento mais crítico da pandemia da Covid-19. No acumulado entre abril e agosto, a carga do sistema elétrico apresentou um aumento de 5,2% no consumo, em relação ao mesmo período anterior.

Nordeste e Norte foram as regiões onde as altas foram maiores: quase 8% em agosto. Já a demanda do Sul e Sudeste/Centro-Oeste do país registrou aumento de 5,9% e 3%, respectivamente.

Para o ONS, esses números indicam uma retomada da economia após o aumento da mobilidade e o crescimento da vacinação, principalmente no setor de serviços, onde já foi superado o nível de confiança pré-pandemia.

Apesar desse aumento representar uma recuperação econômica, reforça, também, a crise no setor energético do país, que enfrenta a pior escassez hídrica dos últimos 91 anos. 

Edição: Leila Santos / Guilherme Strozi

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.