“Agosto Lilás”. Assembleia Legislativa realiza evento de conscientização sobre violência de gênero e feminicídio

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Elaine Coimbra

Texto do áudio:

 

Fisicamente, sexualmente, psicologicamente, verbalmente ou financeiramente são algumas das formas de violência enfrentadas diariamente por muitas mulheres.

A luta contra as agressões e o feminicídio transcende o desejo da vítima de sair da situação.

Para além da coragem, é necessária a presença do Estado e a disponibilização de canais de atendimento e apoio especializado em todos os âmbitos.

Com objetivo de dar visibilidade e ampliar os debates sobre essas questões, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso realizou um encontro na última semana.

A iniciativa integra a programação da campanha “Agosto Lilás”, mês de conscientização sobre violência de gênero e feminicídio.

O encontro foi marcado por depoimentos emocionados de muitas vítimas de violência doméstica.

O 18º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho deste ano, indicou o crescimento de casos em todos os tipos de violência contra mulheres no Brasil, em 2023.

O estudo é feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e revela uma realidade triste que afeta diariamente mulheres de todas as classes sociais, etnias e regiões.

Em Mato Grosso a estatística é ainda mais perversa. Segundo o levantamento, o estado com a maior taxa de feminicídios no Brasil.

Foram 2,5 mortes para cada grupo de 100 mil mulheres, quase o dobro da taxa brasileira. Em números absolutos, Mato Grosso registrou 46 feminicídios no ano passado.