| Acrimat em Ação já passou por três municípios e visita outras três cidades ao longo desta semana.mp3 |
Jurandir Antonio - Voz: Vinícius Antônio
Melhorar a rentabilidade do pecuarista por meio da adequada nutrição animal em todas as fases da produção.
Este foi o tema de abertura do Acrimat em Ação, que reuniu dezenas de produtores no Sindicato Rural de Pontes e Lacerda, no último fim de semana.
O programa é uma realização da Acrimat, Associação dos Criadores de Mato Grosso, e está completando 10 anos de “estrada”.
De acordo com o doutor em zootecnia, Flávio Dutra, “o pasto é que manda na propriedade”. Ter uma pastagem bem manejada, aliado a uma suplementação adequada é o segredo para um animal mais pesado em menos tempo, o que garante menos custo e maior rentabilidade.
Segundo o projeto idealizado pelo zootecnista “Boi 777”, o pasto, aliado à suplementação, faz com que o pecuarista encurte o ciclo de produção e produza animais com melhor rendimento de carcaça.
Ainda de acordo com o pesquisador, existem tecnologias simples que estão à disposição, entretanto, é preciso que o pecuarista busque informação e formas de melhorar o desenvolvimento do rebanho. “O processo de produção com bons resultados começa na barriga da vaca”, afirmou ele.
Já o presidente da Acrimat, Oswaldo Ribeiro, reforçou que uma das principais funções da Associação é levar conhecimento ao pecuarista para que ele possa melhorar o rendimento da propriedade.
Com cerca de 950 mil cabeças de gado, Vila Bela da Santíssima Trindade foi o segundo município a receber o Acrimat em Ação, e, Poconé, o terceiro.
O evento vai passar ainda pelos municípios de Rio Branco e São José dos Quatro Marcos.
O encerramento da primeira etapa do programa Acrimat em Ação, acontece em Cáceres, nos dias seis e sete de março.