Acordo facilita a regularização ambiental de pequenos produtores rurais de Tangará da Serra

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Guilherme Cortês Sema-MT

Por Jurandir Antonio – Voz: Yaponira Cavalcanti

Texto do áudio:

 

Um acordo de cooperação técnica para a regularização ambiental de pequenos produtores de Tangará da Serra foi assinado, esta semana, entre o Governo de Mato Grosso, prefeitura de Tangará da Serra, Sindicato Rural do município e Instituto Produzir, Conservar e Incluir.

A assinatura do documento aconteceu na sede da Sema, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, em Cuiabá.

O documento vai auxiliar os pequenos produtores na regularização de projetos de crédito fundiário de Tangará da Serra e atenderá mais de 300 famílias em três assentamentos: Bezerro Vermelho, Vale do Sol I e Nossa Senhora Aparecida.

Representando o Governo do Estado, o acordo técnico foi assinado pela Sema, Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Empaer, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural.

Na ocasião, a secretária da Sema, Mauren Lazzaretti destacou a importância do apoio das prefeituras e sindicatos rurais para que se chegue até os produtores nos municípios.

Durante o mutirão do CAR Digital, realizado em Tangará da Serra, foi identificado que de mil 600 cadastros, cerca de mil 300 são de pequenos produtores, o que fez com que o município recebesse o projeto piloto.

De acordo com a secretária adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, esta é uma iniciativa inédita no Estado que será importante para auxiliar os pequenos produtores no processo de regularização de suas terras.

Já o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Romeu Ciochetta, reforçou a importância do acordo de cooperação que vai beneficiar um grande número de pequenos produtores rurais que tem no município.