05 Abate de bovinos, suínos e frangos aumenta no terceiro trimestre de 2024.mp3 |
Foto da manchete: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O abate de bovinos aumentou 14,8% neste terceiro trimestre, na comparação com o mesmo período do ano passado. Já em relação ao segundo trimestre, o aumento foi de 3,7%. Os dados são do IBGE.
Com relação ao abate de suínos apresentou elevação de 1,9% ante o mesmo período do ao passado, enquanto o de frangos teve salto de 2,7%. Em relação ao segundo trimestre deste ano, o abate de suínos aumentou 2,4% e o de frangos registrou 0,9%.
De acordo com o IBGE, no terceiro trimestre deste ano foram abatidas pouco mais de 10 milhões de cabeças de bovinos sob algum tipo de serviço de inspeção sanitária. Já quanto aos suínos, no mesmo período foram abatidos 14 milhões de animais. Em relação ao frango, no terceiro trimestre foram abatidas 1 bilhão 62 milhões de aves.
O levantamento também mostra que a aquisição de peças de couro pelos curtumes registrou elevação de 15% frente ao terceiro trimestre do Ano passado e alta de 2,6% ante o segundo trimestre deste ano.
Já em relação aos ovos de galinha, no terceiro trimestre foram produzidos 1 bilhão 18 milhões de dúzias. O resultado representa um salto de 9%, na comparação com o mesmo período do ano anterior e alta de 2% em relação ao segundo trimestre deste ano.