34,6 mil indígenas tiveram Covid-19 no Brasil, segundo relatório civil

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Victor Ribeiro - Banco de Brasília (BRB)

A Covid-19 já infectou 34.608 indígenas e causou a morte de 836 deles. O levantamento foi feito por entidades como a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil e a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira, em parceria com o Ministério Público Federal e outros entes públicos e da sociedade civil.

A transmissão da doença e as mortes causadas pelo coronavírus ocorreram em 158 dos 305 povos indígenas que vivem no país. Ou seja, as contaminações já atingiram a maioria, 51%, das populações nativas.

A Secretaria Especial de Saúde Indígena, vinculada ao Ministério da Saúde, usa outra metodologia para fazer esse balanço, porque exclui da contagem os indígenas que vivem nas regiões urbanas. Na contagem da secretaria, são 28.716 os casos confirmados e 446 óbitos entre indígenas.

E o Ministério da Saúde atualizou na noite dessa sexta-feira o balanço da pandemia do coronavírus. Nessa sexta, o Brasil teve 33.431 novos casos e 708 mortes causadas pela Covid-19. Com isso, o número de diagnósticos positivos para a doença subiu para 4,880 milhões, e o de mortes chegou a 145.388.

Edição: Sumaia Villela

 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.