3,1 milhões de contribuintes ainda não entregaram declaração; prazo termina nesta terça-feira

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Brasil 61

Por Marquezan Araújo | Brasil 61

Texto do áudio:

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, ano-calendário 2021, termina nesta terça-feira (31). Neste ano, a Receita espera receber 34,1 milhões de declarações. Até o momento, foram entregues cerca de 30 milhões.

Quem não cumprir o prazo estará sujeito a pagamento de multa de 1% ao mês, sobre o valor do Imposto de Renda devido, limitado a 20% do valor do Imposto de Renda. 

Segundo o presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Rondônia, José Claudio Ferreira Gomes, o valor mínimo da multa é de R$ 165,74.   
 

Sonora

Viviane Muniz está entre os contribuintes que ainda não fizeram o envio da declaração. Moradora de Brasília, a publicitária de 39 anos diz que pretende resolver essa pendência o quanto antes. 

Sonora

Entre os contribuintes que são obrigados a declarar o Imposto de Renda este ano estão os que tinham bens somando mais de R$ 300 mil, até o último dia de 2021; aqueles que optaram pela isenção de imposto na venda de um imóvel residencial para comprar outro no prazo de 180 dias; todos que passaram a morar no Brasil em qualquer mês de 2021 e continuaram nessa condição até o último dia do ano passado; e quem declarou em qualquer mês de 2021 um ganho de capital na venda de bens ou realizou operações na Bolsa de Valores. 

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.