XÔ LEÃO. Mais de 500 mil mato-grossenses ficam livres do imposto de renda em 2026

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Joédson Alves/Agência Brasil

Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio:

 

A partir de 2026, mais de 530 mil contribuintes de Mato Grosso vão deixar de pagar Imposto de Renda, segundo estimativas do projeto aprovado na Câmara dos Deputados na última semana.

O número representa 58,27% das quase 915 mil declarações entregues no estado este ano e reflete a ampliação da faixa de isenção prevista no novo texto.

No Brasil, o impacto será semelhante: quase 27 milhões de pessoas físicas devem ser beneficiadas, de acordo com dados da Receita Federal.

A medida inclui tanto os isentos atuais, com renda até três mil e 36 reais mensais, quanto quem ganha até sete mil 350 reais.

De acordo com o economista Vivaldo Lopes a mudança terá um custo fiscal estimado em 31 bilhões e meio de reais por ano, valor que será compensado com a nova tributação sobre lucros, dividendos e outros rendimentos acima de 600 mil reais anuais.

Lopes considera a medida justiça tributária, porque corrige uma distorção. Ele lembrou que, proporcionalmente, quem ganha até 10 mil reais paga mais imposto de renda do que quem recebe acima de 100 mil.

Vivaldo Lopes explicou que a nova tributação vai afetar cerca de 141 mil brasileiros, enquanto a isenção total e parcial deve beneficiar até 15 milhões de trabalhadores.