Wilson Santos avalia que novo prazo do STF pode destravar a Lei da Cota Zero

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Assessoria

Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima

Texto do áudio

O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, recebeu com otimismo o novo prazo de 10 dias determinado pelo STF, Supremo Tribunal Federal, no último fim de semana, para que o Governo do Estado e a Assembleia Legislativa apresentem as últimas informações pendentes dos relatórios de monitoramento social e ambiental e comprovações de ações executadas em relação ao projeto da lei que proibiu a pesca profissional em Mato Grosso.

Essa determinação vai nortear a eficácia destas propostas que interferiu na qualidade de vida do pescador profissional de 22 colônias existentes no Estado.

Há exatos três anos, é aguardada a avaliação das Ações Diretas de Inconstitucionalidade que tramitam sem julgamento na Suprema Corte, sob relatoria do ministro André Mendonça.

O deputado explicou que o STF definiu o último prazo para a entrega dos relatórios solicitados para que, assim, possa liberar o seu voto.

Wilson Santos defende que a Corte possa devolver aos pescadores o direito legítimo e constitucional de exercerem o seu trabalho e garantir o sustento de suas famílias.

Santos lembrou que são muitos anos de luta, muitas barreiras, muitas dificuldades, muitos constrangimentos e muito sofrimento que o pescador passou nestes últimos três anos.

Esta é a segunda vez que o STF solicita informações ao Governo de Mato Grosso e a Assembleia Legislativa sobre a execução da Lei do Transporte Zero.

A primeira foi em janeiro de 2026, quando André Mendonça também estabeleceu prazo de 10 dias para o envio dos relatórios.

O ponto central da Lei do “Transporte Zero” é a suspensão, por cinco anos, do transporte, armazenamento e comercialização de pescado de 12 espécies nos rios de Mato Grosso.

Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Ana Rosa Lima