| 07 Wilson Santos articula diálogo entre Unemat e SES sobre Hospital de Ensino em Cáceres.mp3 |
Foto da manchete: Samantha dos Anjos
Por Jurandir Antonio – Voz: Ana Rosa Lima
Texto do áudio
O deputado estadual Wilson Santos, do PSD, articulou uma reunião entre o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, e representantes da Faculdade de Ciências da Saúde da Unemat, Universidade Estadual de Mato Grosso em Cáceres, no último dia de outubro, para discutir pautas de interesse da comunidade acadêmica e do corpo docente.
Eles trataram da ampliação das vagas de estágio no Hospital Regional de Cáceres, fundamentais para a formação prática dos estudantes e sobre a obtenção da Certificação de Hospital de Ensino, de acordo com a portaria conjunta dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Segundo a diretora da Faculdade, Cristina Teodoro, a entidade oferece cursos de Medicina, Enfermagem e Educação Física, envolvendo cerca de mil acadêmicos, além de manter programas de pós-graduação, que incluem mestrados e doutorados.
Um dos principais impasses enfrentados pela instituição pública é a superlotação de estagiários no Hospital Regional de Cáceres, que conta com cerca de 300 leitos.
O ideal, explicou a diretora, seria a oferta de 30 vagas semestrais e 60 anuais aos estudantes do curso de Medicina, o que garantiria cinco leitos operacionais por acadêmico.
Mas, com a existência de uma faculdade privada no município, que oferta 100 vagas anuais, acaba interferindo no campo prático de aprendizado dos alunos.
Cristina lembrou que o curso de Medicina da Unemat está há 30 anos em Cáceres e agora enfrenta essa situação.
Diante do fato, Gilberto Figueiredo se comprometeu a verificar a situação junto à diretoria do Hospital Regional de Cáceres, para entender os acordos firmados com a Unemat e a faculdade privada.
O secretário garantiu que será bastante prático e vai tomar conhecimento da situação dos acadêmicos estagiários. Segundo ele, não há nenhum motivo para tratamento diferenciado.
Os representantes da Unemat destacaram ainda o interesse em transformar o Hospital Regional de Cáceres em uma unidade de saúde de ensino, já que os requisitos da Portaria Conjunta possibilitam esse modelo.
Na ocasião, Gilberto Figueiredo afirmou que vai solicitar para a equipe da Secretaria Estadual de Saúde um estudo sobre a possibilidade de implantar o Hospital de Ensino, ressaltando a necessidade de um prazo maior para análise.