Vôte, demás de quente...

A tarde de 16 de setembro de 2.019, registrou o recorde histórico de calor em Cuiabá. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,3° graus centigrados às duas horas da tarde desta segunda-feira, no horário local.

O recorde de calor histórico anterior em Cuiabá era de 42,2°C registrado em seis de outubro de 1940, portanto, registro que se manteve por mais de um século.  

A temperatura máxima de 16 de setembro foi a maior deste ano, e também a mais alta temperatura já observada em Cuiabá em 108 ano de medições. A estação meteorológica operada pelo INMET começou a série histórica de medições na capital mato-grossense no dia primeiro de janeiro de 1911.

A população de Cuiabá vai continuar sentido o calor acima dos 40°C pelo menos até o próximo sábado, 21 de setembro. O especialista Rodrigo Marques, utilizou um equipamento de climatologia, para calcular a temperatura em alguns locais da capital.

No centro de Cuiabá, enquanto a temperatura ambiente registrava 40,8ºC, o chão, o asfalto marcava mais de 56,8ºC.

Tem previsão de pancadas de chuva para Cuiabá a partir da tarde do dia 19, mas até lá, não se pode descartar a chance de um novo recorde de calor.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.