Vereadores derrubam aumento de 212% na taxa de lixo cobrada pela Prefeitura da capital

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Por unanimidade, os vereadores da Câmara de Cuiabá derrubaram, em sessão extraordinária que aconteceu nesta segunda-feira, o decreto municipal de 28 de dezembro de 2023, da Prefeitura da capital, que aumentou o valor da taxa de coleta de lixo no município.

O presidente do Legislativo cuiabano, vereador Chico 2000, do PL, apresentou um decreto legislativo que foi aprovado pelos 25 vereadores e evitaram o reajuste da taxa em até 212%.

Chico 2000 destacou que os 25 vereadores votaram pela aprovação do decreto, numa demonstração de que esta Câmara se preocupa em manter o que é justo e desfazer o que é injusto.

A proposta aprovada pela Casa de Leis já foi promulgada e encaminhada para publicação, lembrando que a vigência do Decreto Legislativo é imediata.

O presidente informou que a taxa com o valor reajustado não foi paga pela população cuiabana porque seria cobrada a partir de fevereiro de 2024.

De acordo com o presidente, ao suspender os efeitos do decreto municipal, publicado no fim de dezembro, voltaram a valer os valores anteriores, com relação à taxa de coleta de lixo.

Ou seja, nos bairros em que a coleta é feita três vezes por semana, o valor será de 10 reais e 60 centavos. Já nos locais que têm seis coletas semanais, o valor continua 21 reais e 20 centavos.

Chico 2000 lembrou ainda que a taxa de lixo existe em razão de uma determinação legal do Governo Federal e que em todas as capitais do país já está implantada e sendo cobrada.