Vereador apresenta projeto que autoriza a construção do Hospital Público Veterinário de Cuiabá

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução - Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio

Texto do áudio:
O vereador Sargento Vidal, do Pros, apresentou, durante a sessão desta quinta-feira, na Câmara de Cuiabá, um Projeto de Lei que autoriza a construção do Hospital Público Veterinário na Capital.

 

Na unidade, será instituído o serviço de posto de atendimento veterinário gratuito, objetivando garantir o atendimento aos animais.  

 

Vidal, que é defensor da causa animal, solicita a imediata construção do hospital para atender animais domésticos, principalmente, de pessoas de baixa renda, de ONGs e protetores independentes devidamente cadastrados.

 

"No início do meu mandato, conversei com o prefeito a respeito da causa animal que é uma bandeira que defendo há mais de 30 anos. Falamos sobre o Hospital Público Veterinário. Na ocasião, mostrei para o chefe do Executivo a falta que esse Hospital faz para a nossa população” lembrou o vereador.

 

De acordo com o parlamentar, o atendimento será gratuito e vai oferecer todos os equipamentos e procedimentos necessários para o tratamento do animal, incluindo vacinas, remédios, castração permanente, cirurgia e tratamento pós-cirúrgico.

 

O projeto prevê ainda a implantação na unidade de um serviço de castração de cães e gatos como controle de natalidade e sanitário a fim de resguardar a saúde pública da cidade.

 

No entanto, o vereador ressaltou que fica vedado a eutanásia ou extermínio dos animais como forma de controle de natalidade ou sanitário, bem como qualquer tipo de procedimento que possa significar maus-tratos.

 

"Vale salientar que a saúde e bem-estar dos animais interfere diretamente na saúde pública da população, já que algumas doenças caninas e felinas são transmissíveis ao ser humano", diz um trecho do projeto.

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.