Vendas de veículos crescem 39% em MT em janeiro e supera índice nacional

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Inezio Machado

Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina

Texto do áudio

 

Os emplacamentos de veículos tiveram um dos melhores resultados para o mês de janeiro, em Mato Grosso, com alta de 39%, em comparação com janeiro de 2023, ao contabilizar a comercialização de duas mil 188 unidades.

Em nível nacional o saldo também foi positivo, mas a alta foi de cerca de 20%.

Conforme dados da Fenabrave, Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, as vendas registradas pelos concessionários mato-grossenses foram puxadas pela demanda por modelos comerciais leves, cujo volume negociado cresceu 40,26% em relação ao mesmo período do ano passado e respondendo por 54,3% de tudo que o estado vendeu no período.

Outro setor em destaque foi o de motos, com alta anual de 63,36%, respondendo por 39,95% de todas as vendas realizadas por Mato Grosso no primeiro mês do ano.

Segundo a entidade, no Brasil, no primeiro mês de 2024, foram emplacadas 322 mil 505 unidades, considerando todos os segmentos automotivos, o maior volume dos últimos nove anos.

O mês, que sofre bastante influência da sazonalidade de início de ano, vinha registrando volumes médios de pouco mais de 266 mil unidades, no período entre 2016 e 2023.