| 04 Vazio sanitário termina em Mato Grosso e aumenta atenção para início do plantio de soja.mp3 |
Foto da manchete: CNA Brasil
Por Jurandir Antonio – Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio
Com o fim do vazio sanitário da soja, que terminou no último dia seis de setembro em Mato Grosso, os produtores entram na reta final de preparação para a safra 2026/2027.
Apesar da liberação para o plantio, as condições climáticas devem ser determinantes para o avanço da semeadura.
A expectativa é de que os produtores mantenham cautela e aguardem a regularização das chuvas antes de intensificar os trabalhos no campo, especialmente diante da influência do El Niño.
Segundo o superintendente do Imea, Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária, Cleiton Gauer, reforça que o produtor precisa avaliar as condições da propriedade antes de definir o momento de iniciar o plantio.
Cleiton alerta que o produtor precisa tomar cuidado e observar as condições de umidade e de chuva antes de colocar a semente no solo. De acordo com ele, o fim do vazio sanitário permite o plantio, mas isso não significa que seja o momento ideal para semear.
O superintendente explicou que é importante avaliar as condições para garantir um bom estabelecimento da lavoura e evitar custos com possíveis replantios.
As condições climáticas também podem afetar o calendário das culturas de segunda safra.
Eventuais atrasos na semeadura ou na colheita da soja reduzem a janela disponível para implantação do milho, algodão e outras culturas.
Mesmo com o fim do vazio sanitário, o monitoramento das lavouras continua sendo fundamental para o controle de doenças.
A ferrugem-asiática da soja, causada por um fungo, permanece como uma das principais ameaças à cultura e exige acompanhamento constante.
Sapicuá Rádio Agência, da redação em Cuiabá, Enéas Jacobina