Várzea Grande realiza vacinação contra a gripe no feriado do dia do trabalhador.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado, 1º. de maio, feriado do Dia do Trabalhador, o dia ‘D’ de vacinação contra H1N1.
Para a campanha foram disponibilizadas 21 unidades de saúde que vão ficar abertas, das sete horas da manhã às cinco da tarde.
O objetivo é acelerar a vacinação, uma vez que o Ministério da Saúde inverteu os grupos prioritários, em decorrência da imunização contra a Covid -19, e está priorizando vacinar crianças, gestantes e mulheres que acabaram de ter filhos contra H1N1.
“As pessoas precisam entender que a Gripe Influenza H1N1 é uma doença respiratória assim como a Covid 19, por isso, toda imunidade possível ajuda no tratamento, em que pese essa vacina não imunizar contra o coronavírus, ela dá mais resistência as pessoas”, afirmou o prefeito Kalil Baracat.
“Nesta primeira etapa que vai até o dia 10 de maio, serão imunizadas neste sábado, 1º de maio, crianças entre 6 meses até as que não completaram seis anos de idade, gestantes, mulheres com filhos de até 40 dias, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Nós resolvemos acelerar esta campanha, para estes grupos prioritários, e aproveitar o feriado do Dia do Trabalhador, para que os pais possam levar com mais tranquilidade suas crianças a um dos postos disponíveis.
A superintendente de Vigilância em Saúde, Relva Cristina Moura, alerta que os pais devem levar seus filhos para vacinar, neste dia ‘D’, para evitar o agravamento de doenças respiratórias.