Universidade Federal de Rondonópolis oferece 1.400 vagas para cursos superiores em diversas áreas

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: UFR

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio  

 

A UFR, Universidade Federal de Rondonópolis, oferece mil e 400 vagas para os 26 cursos de graduação da instituição. 

No processo seletivo deste ano, a novidade é que 50% das vagas são disponibilizadas pelo SiSU, Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação e 50% por meio de edital próprio de seleção da Universidade. 

As inscrições são gratuitas para as duas formas de entrada e o candidato poderá concorrer em ambas as modalidades. 

Para concorrer às vagas do SiSU, o candidato deve acessar o site oficial do programa sisualuno.mec.gov.br durante o período de inscrições, que começa no dia 19 de janeiro, fazer login com a sua conta gov.br, a mesma do Enem, escolher até duas opções de curso e a modalidade de concorrência, ou seja, ampla ou cotas. 

O sistema utiliza a nota do Enem automaticamente e classificará os candidatos de acordo com a pontuação. 

Para concorrer às vagas da UFR, o candidato deve acessar o site da instituição no mesmo período. 

A classificação dos candidatos também se dará a partir da nota Enem.

Os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio no estado de Mato Grosso e optarem pela entrada via processo seletivo próprio da UFR poderão solicitar a bonificação estadual no momento da inscrição. 

A política concede um acréscimo de 6% por cento à nota final do seletivo da UFR com objetivo de equilibrar a concorrência e estimular a permanência dos graduados no estado. 

Tanto no SiSU quanto no seletivo próprio da UFR, será possível utilizar a nota correspondente aos resultados obtidos nos três últimos anos do Enem de 2023, 2024 e 2025.

Todas as informações sobre o Processo Seletivo, entre elas a quantidade de vagas em cada um dos 26 cursos de graduação da Universidade, podem ser acessadas no site ufr.edu.br/ingresso.