| 07 Unemat e Universidade da China assinam acordo que prevê intercâmbio de alunos e professores.mp3 |
Foto da manchete: Divulgação Unemat
Por Jurandir Antônio - Voz: Elaine Coimbra
Texto do áudio:
A Universidade do Estado de Mato Grosso, e a Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan, na China, assinaram um acordo de cooperação no início desta semana, no Auditório do Escritório da Unemat, em Cuiabá.
O acordo prevê intercâmbio de alunos e professores de ambas as universidades, além da implantação de uma unidade do Instituto Confúcio no campus da Unemat em Sinop, onde vai funcionar um Centro de Línguas, com cursos de língua portuguesa para chineses e mandarim para brasileiros.
O chefe da Comissão de Gerenciamento da Universidade de Ciência e Engenharia de Sichuan, Wang Honghui, explicou que o acordo de cooperação busca promover a qualidade do ensino em ambas as instituições.
Já a reitora da Unemat, Vera Maquêa, enfatizou que a próxima etapa é o estabelecimento de um plano de trabalho, com previsão de uma primeira missão já no primeiro semestre de 2024.
Vera lembrou ainda a importância da celebração do acordo tendo em vista que ambos os países são integrantes do BRICS, o fórum internacional composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e que possuem um vasto horizonte de relações comerciais.
A Universidade chinesa é composta por 17 faculdades e oferta 74 cursos de graduação, 34 mestrados e dois mestrados profissionais, com destaque na pesquisa nas áreas de engenharias, ciência, administração, economia, direito, literatura, arte, educação e história.