UFMT é a melhor universidade de Mato Grosso na 38ª posição no ranking nacional

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Reprodução Web

Por Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina

Texto do áudio 

 

A UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, se destaca no cenário nacional, alcançando a 38ª posição no RUF, Ranking Universitário Folha, publicado recentemente.

A instituição é a única de Mato Grosso entre as 50 primeiras, marcando uma presença significativa no panorama acadêmico brasileiro.

O ranking avalia 204 universidades públicas e privadas do país com base em cinco critérios: ensino, pesquisa, mercado, inovação e internacionalização.

A UFMT obteve uma nota de 72,13, abaixo das grandes universidades como a USP, Universidade de São Paulo, com 98,83, mas ainda assim se posicionando de forma competitiva entre as melhores.

Entre os critérios avaliados, a UFMT obteve destaque no ensino e mercado, ficando no top 50 desses aspectos.

Porém, a instituição apresentou um desempenho mais modesto em inovação, na posição número 87, e internacionalização, posição 67, além de ocupar a colocação número 57 em pesquisa.

Outras universidades mato-grossenses também foram avaliadas.

A Unemat, Universidade do Estado de Mato Grosso, aparece na colocação 97, enquanto a Unic, Universidade de Cuiabá, e a UFR, Universidade Federal de Rondonópolis, ocuparam as posições 151 e 197, respectivamente.

A Unic, no entanto, se destacou no critério mercado, figurando entre as 50 melhores do país nesse quesito.

As notas das universidades de Mato Grosso foram as seguintes: UFMT nota 71,9; Unemat, 44,6; Unic, 24,3 e UFR de Rondonópolis, ficou com a nota 19,94.