| UFMT avalia com outras universidades retorno das aulas presenciais no início de janeiro.mp3 |
Por: Jurandir Antonio – Voz: Eneas Jacobina
Texto do áudio:
Reitoria da UFMT, Universidade Federal de Mato Grosso, vai se reunir nesta quinta-feira, com representantes de outras universidades para discutir a portaria publicada pelo Ministério da Educação, determinando que instituições federais de ensino superior retomem as aulas presenciais, a partir de quatro de janeiro de 2021.
A discussão deve ocorrer dentro do fórum da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior.
A UFMT não informou que posicionamento defenderá durante o fórum. Uma das grandes preocupações da comunidade acadêmica é com o fato da portaria gerar dúvidas, por não deixar clara a sua abrangência.
Um documento elaborado pela UFMT e divulgados há poucos dias previa a volta das atividades em laboratórios, seguida das aulas na pós-graduação e por último as atividades da graduação.
Em razão desse documento, a instituição afirma que está se estruturando para a retomada das atividades.
“Desde o início da pandemia, a UFMT vem tomando as medidas necessárias para a manutenção de seus serviços essenciais, observando todos os cuidados com seus servidores efetivos e terceirizados e com os estudantes. Além disso, a volta às aulas de modo flexibilizado foi uma decisão construída coletivamente a partir dos Colegiados”, diz o documento divulgado pela Universidade.