TSE: 1º turno teve menor número de votos brancos e nulos em 20 anos

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Agência Brasil

 

Por Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O primeiro turno das Eleições 2022 teve o menor número de votos brancos e nulos das últimas cinco eleições. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o índice registrado neste domingo foi de apenas 4,2%, contra quase 9% de brancos e nulos nas eleições de 2018.

A redução dos votos inválidos foi o destaque na fala do ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, ao fazer um balanço do dia de votações na noite deste domingo. Ele também ressaltou que a abstenção em 2022 foi de quase 21%, e está na média registrada em eleições passadas.

O ministro Alexandre de Moraes destacou que o primeiro turno foi marcado por eleições tranquilas em todo o país.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública também divulgou um boletim com as ocorrências deste domingo de votação em todo o país. A pasta registrou quase 380 casos de boca de urna, além de 87 situações de compra de votos e corrupção eleitoral. Também foram identificadas 71 violações de sigilo de voto, e 62 ocorrências de transporte ilegal de eleitores.

Ao todo, cerca de 500 mil agentes de segurança pública foram mobilizados para atuar no primeiro turno das Eleições 2022. A estrutura envolveu o uso de 70 mil viaturas, 3 aeronaves e 9 embarcações em todo o país.

Edição: Jacson Segundo/Edgard Matsuki

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.