| 03 TREMT lança projeto Zonas Sem Fronteiras que facilita atendimento do eleitor de Mato Grosso.mp3 |
Foto da manchete: Reprodução Web
Por Jurandir Antônio - Voz: Enéas Jacobina
Texto do áudio:
O cidadão e a cidadã mato-grossense já podem solicitar o alistamento, transferência de domicílio eleitoral, cadastramento biométrico e outros serviços da Justiça Eleitoral em qualquer cartório eleitoral, posto ou central de atendimento ao eleitor do Estado, independentemente de seu domicílio eleitoral.
Essa realidade se tornou possível com o projeto “Zonas sem Fronteiras”, implementado pela Corregedoria Regional Eleitoral de Mato Grosso e que foi lançado esta semana em Cuiabá.
A corregedora regional eleitoral e vice-presidente do TRE, Tribunal Regional Eleitoral, desembargadora Serly Marcondes Alves, destacou a relevância do projeto inovador e o compromisso do Tribunal em proporcionar um atendimento eleitoral mais ágil e eficaz.
Segundo ela, o projeto Zonas Sem Fronteiras reflete o compromisso da justiça eleitoral em desburocratizar e modernizar o atendimento à população, assegurando que os avanços tecnológicos se traduzam em benefícios concretos para os mato-grossenses.
O projeto tem como objetivo principal ampliar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral, impulsionando também o cadastramento biométrico no Estado.
Atualmente, dos dois milhões e 400 mil eleitores em Mato Grosso, 81% já estão biometricamente cadastrados.
Além disso, espera-se reduzir o número de eleitores com títulos cancelados devido à ausência nas urnas ou à falta de participação nas revisões eleitorais, totalizando mais de 208 mil casos.
Mato Grosso conta atualmente com 57 zonas eleitorais situadas em 52 municípios, além de 89 centrais e postos de atendimento.
O projeto "Zonas sem Fronteiras" possibilita que eleitores solicitem serviços presencialmente, eliminando deslocamentos desnecessários e filas, principalmente em momentos críticos, como o fechamento do cadastro.