| TRE nega cassação do prefeito eleito de Matupá e garante posse de Fernando Zafonato.mp3 |
Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
Texto do áudio:
Por cinco votos a dois, o Pleno do TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, negou recurso que tentava cassar o registro de candidatura do prefeito eleito em Matupá, Fernando Zafonato, do DEM, evitando uma nova eleição no município.
Na Justiça Eleitoral, o julgamento foi marcado por reviravoltas, com mudança de entendimento do relator e do Ministério Público Eleitoral, que inicialmente foi contrário aos pedidos de impugnação defendendo o deferimento do registro de candidatura.
Porém, em fase de recurso no Tribunal Regional Eleitoral, o Ministério Público passou a defender a cassação do registro, sob entendimento de que o ex-prefeito estaria inelegível.
No entendimento do presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldelli, Zafonato é ficha suja por ter sido condenado por improbidade administrativa em virtude de uma licitação de transporte escolar fraudada, mas foi voto vencido.
Ferrnando Zafonato, é ex-prefeito de Matupá, inclusive, teve o mandato cassado em 2008. No dia primeiro de janeiro, ele toma posse para um novo mandato de quatro anos.