Transporte ferroviário: Evento em Lucas do Rio Verde visa acelerar implantação de ferrovias em MT

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: Divulgação

Por Vinícius Antônio

Texto do áudio:

Vai ser lançado nesta sexta-feira, em Lucas do Rio Verde, o Movimento Pró 3 Ferrovias.

O economista e cientista político Vicente Vuolo, que propôs a criação do movimento, afirma que o objetivo é unificar a luta pelas três ferrovias que devem cruzar Mato Grosso.

Sonora: Vicente Vuolo

As três ferrovias que estão sendo projetadas são a Fico, Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, que vem de Goiás até Água Boa e deve chegar a Lucas do Rio Verde, integrando o estado de leste a oeste, a Ferrogrão, saindo Miritituba com destino a Sinop e Sorriso.

Além disso, existe o projeto de ampliação da Ferrovia Vicente Vuolo, conhecida como Ferronorte que vem de São Paulo até Rondonópolis, com proposta de chegar a Lucas do Rio Verde.

Cada ferrovia será administrada por uma empresa diferente, o que segundo Vuolo, o ministro da Infraestrutura Tarciso de Freitas afirma ser positivo, já que vai gerar competitividade e menor preço do frete.

O lançamento do movimento acontece em Lucas do Rio Verde, já que o município vai ser entroncamento das três ferrovias. Segundo Vuolo, o encontro, que acontece nesta sexta-feira as sete da noite, na Câmara Municipal, vai contribuir para agilizar o início das obras das ferrovias.  

Sonora: Vicente Vuolo

De acordo com os especialistas, o transporte ferroviário é mais barato, além de diminuir o tráfego de carretas nas rodovias, o que auxilia na queda no número de acidentes nas estradas.

Sonora: Vicente Vuolo

Comentar

Texto puro

  • Nenhuma tag HTML permitida.
  • Quebras de linhas e parágrafos são gerados automaticamente.
  • Endereços de páginas da Web e endereços de e-mail se transformam automaticamente em links.