Torixoréu ainda não sabe se terá prefeita ou prefeito para tomar posse no dia primeiro de janeiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Por Jurandir Antonio – Voz: Vinícius Antônio
 

Texto do áudio:
Faltando pouco mais de duas semanas para  começar a nova administração municipal, a   cidade mato-grossense de Torixoréu ainda permanece sem nenhum prefeito eleito no pleito que aconteceu no dia 15 de novembro.

 

A completa indefinição se deve ao fato de que os dois primeiros colocados na disputa, com 51,61% e 41,12% dos votos, tiveram os registros de candidatura negados pela Justiça Eleitoral e recorrem da decisão no TSE, Tribunal Superior Eleitoral.

 

Segundo o TRE, Tribunal Regional Eleitoral, se as apelações dos candidatos não forem bem sucedidas, quem vai assumir a Prefeitura de Torixoréu, interinamente, no dia 1º de janeiro de 2021, será o presidente da Câmara Municipal.

 

O presidente do legislativo municipal ainda será escolhido pelos vereadores eleitos em novembro.  

 

A primeira colocada na disputa é a atual prefeita Inês Coelho, do PP, que busca a reeleição, mas teve seu registro anulado pela Justiça Eleitoral, que entendeu se tratar de um terceiro mandato consecutivo e por isso é inconstitucional.  Obteve 1.392 votos, que representam 51,61% do total.

  

Já o segundo colocado na disputa trata-se de Lincoln Saggin, do PL, que também teve o registro impugnado pela Justiça Eleitoral.

 

Ele está com os direitos políticos suspensos devido a uma condenação por atos de improbidade administrativa. Ele concorreu em chapa pura e alcançou 1.109 votos, ou 41,12%.

 

O terceiro colocado foi Onildon Rubens Ribeiro de Moraes, o Rubão, do Pros, no entanto ele obteve apenas 196 votos.

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.