Testes positivos para covid chegam a 60% na última semana de janeiro

Áudio
Download do arquivo abaixo: (ou botão direito em salvar link como)

Foto da manchete: reprodução da Agência Brasil 

Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A taxa de testes positivos de covid-19 chegou a 60% na última semana de janeiro. No período, os laboratórios realizaram quase 390 mil exames, 18% a mais do que na semana anterior. Os dados são da Abramed, a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica.

Por outro lado, a procura por testes e a proporção de resultados positivos de influenza estão em queda. Na última semana de janeiro, foram realizados 150 mil exames, 12% a menos que no período anterior, com 2,8% de positivos. O pico da influenza foi em dezembro, quando a taxa de positividade atingiu 41%. Segundo a diretora executiva da Abramed, Milva Pagano, a curva da influenza é diferente da covid.

A associação informou que os estoques de insumos dos testes de covid-19, que sofreram escassez no início do ano, estão sendo repostos. Algumas regiões já estão com atendimento normalizado.

A Abramed havia alertado anteriormente que o aumento da demanda por testagens, por causa da variante Ômicron, poderia gerar falta de exames no país.

De acordo com informações do Conass, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde, a média móvel de casos nos últimos sete dias está em 179 mil, enquanto a de óbitos segue subindo e chega a 650 em sete dias.

O Boletim Infogripe da Fiocruz, dessa quarta-feira (2), alerta que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave têm forte tendência de crescimento. Neste ano, de 16 mil testes positivos para vírus respiratórios, quase 80% eram o coronavírus.

Edição: Paula de Castro Ribeiro / Guilherme Strozi

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.