| Tesouro Nacional concede nota “A” para Mato Grosso. Classificação garante apoio da União em empréstimos.mp3 |
Por Vinícius Antônio
Texto do áudio:
O Governo de Mato Grosso conquistou, pela primeira vez, a nota máxima da SNT, Secretaria do Tesouro Nacional.
A classificação avalia à Capacidade de Pagamento do Estado. A série histórica teve início em 2014, e desde então, Mato Grosso nunca havia conquistado essa pontuação.
De acordo com a STN, o Estado de Mato Grosso está “elegível”, ou seja, a União pode dar garantias em financiamentos para o Estado. Apenas Espírito Santo e Rondônia obtiveram a mesma nota no país.
O anúncio foi feito pelo governador Mauro Mendes nesta segunda-feira.
Mendes disse que após 10 anos de descontrole, Mato Grosso está com as contas em dia.
De acordo com ele, essa conquista só foi possível pelas medidas tomadas no início da gestão, que colocaram Mato Grosso no caminho certo do equilíbrio fiscal e financeiro.
O governador afirmou ter reduzido despesas e ter trabalhado para melhorar a arrecadação do Estado. Ele acredita que muito desse trabalho já pode ser visto pela população com entregas de obras e ações em infraestrutura, saúde, educação, segurança pública, além de outras áreas.
Ainda durante o anúncio, o governador disse que Mato Grosso voltou a honrar seus compromissos com os servidores, fornecedores, Poderes, municípios e, principalmente, com a população, que necessita de serviços públicos de qualidade.