A terra tremeu em Juruena

O município de Juruena, região noroeste de Mato Grosso, registrou na última sexta-feira, um terremoto de 2,7 graus na Escala Richter.

O tremor de terra foi notado pelo Observatório Sismológico da UnB, Universidade de Brasília.  Segundo a instituição de pesquisa, o abalo aconteceu por volta das oito e 40 da noite.

Apesar do Brasil registrar pouca atividade sísmica, um tremor da magnitude do registrado em Juruena é considerado comum em várias regiões do planeta, acontecendo cerca de mil vezes por dia em todo o mundo.

A intensidade registrada em Juruena é considerada muito pequena e quase nunca é perceptível para a população, sendo detectado apenas por sismógrafos. 

Mesmo sendo considerado de baixa intensidade, um abalo sísmico de 2,7 graus na Escala Richter envolve uma grande quantidade de energia. Comparativamente, tem uma força explosiva equivalente a 480 quilograma, que é aproximadamente a mesma energia gerada na explosão de bombas em um atentado terrorista capaz de danificar edifícios num raio de 16 quadras.  

Comentar

HTML restrito

  • Você pode alinhar imagens (data-align="center"), mas também vídeos, citações e assim por diante.
  • Você pode legendar imagens (data-caption="Texto"), mas também vídeos, citações e assim por diante.